sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

Letras que saltam ao olhos. Sim!Quando li pela primeira vez trechos do escritor José Saramago fiquei estupefato. Seus escritos nos ilumina. somo agraciado com a sua linda voz.Voz? Sim. Voz intima que só ouve quem o lê. Voz que jamais cessará.Meu amigo é preciso percepção aguçada para ouvir...E agora? Eu estou ouvindo...estás ouvindo?
Como todos sabem ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. No discurso de recebimento do prêmio ele inicou com essa palavras: " O homem mais sábio que conheci em toda minha vida não sabia ler nem escrever" Falou isto referindo-se aos seus avós maternos, com quem viveu a infância.
Ele disse ser fruto do acaso, do impossível, mas sabemos que é fruto do desejo das letras, da ânsia do pensamento que entregou-se carinhosamente. Talvez um dia perceba-se a necessidade de mais escritores, que precisamos formar pensadores e não máquinas. Talvez seja tarde. Talvez não. José Saramago viveu a arte na sua essência, nos iluminou com suas palavras e seus sonhos perseguiu...
Como falar em sonhos, hoje, numa sociedade capitalista, na qual o ter vale mais que o ser?Saramago, peço-te; volta, sei que não podes, mas mesmo assim imploro; com você por aqui, viver tinha seus momentos de prazer.

Nenhum comentário: