terça-feira, 29 de junho de 2010

Villa Lobos: O educador musical do Brasil.

Um dos maiores compositores do século XX Heitor Villa Lobos cedeu parte do tempo de compositor para dedicar-se à educação musical. Ele foi a figura mais importante no cenário brasileiro relacionado à educação musical, isso sem comentar sobre suas belíssimas composições.

A educação musical tem o papel de aproxima as pessoas da música, isto é, deixa-los mais conscientes do fazer, do escutar e do executar. Tornando-os seletivos e conhecedores do processo musical. Há de se pensar, haja vista temos uma produção fonográfica intensa, logo se faz necessário um conhecimento musical do ouvinte para melhor filtrar esta produção sonora.

Para Villa Lobos é indispensável orientar e adaptar, a juventude de nossos dias. Começar rapidamente esse trabalho de educar musicalmente cedo as gerações mais novas. Sobretudo – dizia Villa Lobos - as crianças de zero a quatorze anos. No qual o seu fim não era de criar artistas nem teóricos de música, mas cultivar o gosto pela mesma e ensinar a ouvir.

Para Villa o primeiro ensinamento que a criança deve adquirir é a Consciência do Ritmo. Este estudo deve acontecer sem a intervenção de som, mas somente com golpes marcados e orientados pelo professor.
Com um só golpe até que tenham compreendido perfeitamente o que é o que significa a unidade de movimento e de tempo, retirado do movimento natural. Depois subdivididos em dois, quatro; depois contratempo com o metrônomo, e progressivamente a síncope e assim realizarão as mais variadas combinações levando-os ao mesmo fim.

Para Villa Lobos em segundo momento é necessário introduzir ao aluno a Consciência do som, emitindo os sons com os seus nomes correspondentes. Emitir notas, até se chegar a resultados idênticos aos exercícios de ritmo. Posteriormente exercícios para formar a consciência do Timbre, por meio da prática dos sons com diferentes vogais, para depois adquirir a Consciência Dinâmica, mediante exercícios de entoação, que vai do Crescendo ao Diminuendo. Assim o aluno estará consciente dos elementos básicos da música.
Para Villa segue-se com a Consciência do Intervalo com exercício de vocalismo, de escalas e arpejos, podendo também ser feito por intermédio da técnica do manossolfa, que consiste em um sistema de solfejo, no qual exprime-se os sons através de gestos(Técnica oriunda do monge do século XI Guido D’ Arezza). E finalmente a Consciência do Acorde, com exercício no gênero das escalas, utilizando primeiramente dos acordes Perfeito Maior e Perfeito Menor.

Para Villa Lobos o aluno depois de assimilados esses elementos, estará em melhores condições para o estudo da teoria e do solfejo, podendo assim realizar em poucos meses o que só seria possível em vários anos, se não fossem esse exercícios prévios, para melhor sentir conscientemente a música. Para Villa Lobos “os conhecimentos musicais para serem justificados numa cadeira especializada de qualquer universidade, deverão basear-se nos princípios: do indiferente para o Consciente e do Consciente para o Subconsciente”. Villa foi um educador musical de extrema importância no cenário nacional. Como professor de música estuda-lo é a chance de conhecer um método eficaz, que acima de tudo revela-se no cancioneiro popular, é adentrar nas nossas raízes, é ser brasileiro e ao mesmo tempo utilizar-se de nossas influências dos outros países, é transformar uma geração com a música e ser transformado com ela.

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